Triste e divertido, real e fantasioso, íntimo e universal
A animação francesa Persepolis, de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, é uma adaptação cinematográfica dos quadrinhos da própria Satrapi sobre uma garota iraniana de família progressista que passa por revoluções e ditaduras desde sua infância.
A garota, de mesmo nome da criadora do cartoon, Marjane, passa pela revolução e queda do Xá e a instalação de um regime fundamentalista e repressor no Irã até à guerra contra o Iraque, quando se exila como estudante em Viena. Acompanhamos, porém, não só os problemas externos da vida de Marjane, mas também seus anseios, sofrimentos e alegrias, a inocência e a fantasia da infância, as dúvidas e complicações da idade adulta.
É um barato ver Marjane comprando ilegalmente um disco do Iron Maiden, indo a um show de rock, se apaixonando e quebrando a cara pela primeira vez, conversando francamente com a sua vó… Persepolis consegue ser profundo ao mostrar a busca da garota por uma identidade em meio a uma tirania. Sentindo-se estranha em seu próprio país e logo após uma estrangeira incapaz de se adaptar, Marjane parece ser sempre uma errante. E, por isso, acaba sofrendo a todo instante.
Mas quem nunca passou por um caos emocional, nunca se sentiu solitário, rebelde, um peixe fora d’água? Em vários momentos nos enxergamos em Marjane, mesmo nunca tendo passado por situações semelhantes. Identificamos, a todo instante, os nossos pontos em comum. É aí onde o filme ganha força.
Persepolis consegue ser tudo ao mesmo tempo: triste e divertido, real e fantasioso, íntimo e universal.
Formato: rmvb
Áudio: Francês
Legendas: Português/BR
Duração: 1:30
Tamanho: 296 MB
Dividido em 04 Partes
Servidor: Rapidshare
Elenco de Vozes:
Chiara Mastroianni ... Marjane 'Marji' Satrapi, as a teenager and a woman
Catherine Deneuve ... Mrs. Statrapi, Marjane's mother
Danielle Darrieux ... Marjane's grandmother
Simon Abkarian ... Mr. Satrapi, Marjane's mather
Gabrielle Lopes ... Marjane as a child
François Jerosme ... Anouche
Arié Elmaleh ...
Mathias Mlekuz ...
Jean-François Gallotte
0 comentários:
Postar um comentário